É difícil imaginar uma época em que as mulheres não pudessem ser médicas, diplomatas, pilotos ou seguir qualquer outra profissão. Mas, se pararmos para pensar, essas conquistas são relativamente recentes e foram duramente conquistadas pelas mulheres. Nossas antepassadas enfrentaram uma grande oposição de uma sociedade patriarcal projetada para trabalhar contra elas. Mas, apesar das adversidades, há muitas pioneiras que fizeram história ao se tornarem a primeira mulher em suas profissões.
Da primeira mulher presidente à primeira astronauta e até mesmo primeira motorista de caminhão, essas são as mulheres que quebraram barreiras. Clique e conheça a história por trás dessas guerreiras.
Enheduana da Mesopotâmia
Enheduana foi uma alta sacerdotisa, poeta e também a primeira autora do mundo, que viveu por volta do século XX a.C. Ela escreveu sobre deusas, adoradores, trabalhadores, governantes e até mesmo sobre abuso s-xual.
Elizabeth Blackwell (1821-1910)
Depois de se formar em primeiro lugar em sua classe no Geneva Medical College, em Nova York, em 1849, a britânica Elizabeth Blackwell tornou-se a primeira médica mulher nos EUA.
Maria Augusta Generoso Estrela (1860-1946)
A primeira médica brasileira teve apoio de Dom Pedro II. A carioca foi estudar no exterior em 1876, já que mulheres ainda não eram aceitas em faculdades do país. No entanto, seu pai foi à falência logo em seguida e foi aí que o Imperador entrou em cena: ele concedeu uma bolsa de estudos à jovem estudante. No mesmo ano em que ela se formou, 1879, Dom Pedro II fundou a primeira instituição de ensino superior para mulheres.
Valentina Tereshkova
A primeira mulher a viajar para o espaço foi a cosmonauta soviética Valentina Tereshkova. Ela voou em uma missão solo no Vostok 6 em 16 de junho de 1963.
Florence Nightingale (1820-1910)
Fundadora da enfermagem moderna, Florence Nightingale tornou-se a primeira enfermeira profissional do mundo. Ela melhorou o atendimento dos feridos na Guerra da Crimeia e popularizou a formação de mulheres nesta nova profissão.
Maria Quitéria de Jesus (1792-1853)
A baiana Maria Quitéria foi a primeira mulher a se alistar no Exército brasileiro, usando uma identidade masculina para isso. Quitéria fez parte do Batalhão de Voluntários do Príncipe de setembro de 1822 a julho de 1823 e lutou pela Independência do Brasil. Ela foi condecorada com a Imperial Ordem do Cruzeiro pessoalmente por Dom Pedro I. Oficialmente, as mulheres só foram aceitas nas Forças Militares em 1943.
Loretta Perfectus Walsh (1896-1925)
A primeira profissional ativa da Marinha americana, Loretta Perfectus Walsh, também foi a primeira mulher autorizada a servir em qualquer uma das Forças Armadas dos EUA. Ela morreu aos 29 anos devido à tuberculose.
Alexandra Kollontai (1872-1952)
A revolucionária e teórica marxista russa, Alexandra Kollontai, foi nomeada para vários postos diplomáticos, servindo na Noruega, México e Suécia. Em 1943, ela foi promovida a embaixadora na Suécia, tornando-se a primeira mulher embaixadora do mundo.
Bettisia Gozzadini (1209-1261)
A italiana Bettisia Gozzadini foi uma jurista que lecionou na Universidade de Bolonha por volta de 1239. Acredita-se que ela seja a primeira mulher a lecionar em uma universidade.
Fonte:StarsInsider
0 Comentários