Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget







Agronegócio bate recorde de crescimento e influencia no aumento do PIB

O agronegócio brasileiro teve um desempenho excepcional no primeiro trimestre de 2023, batendo recorde nas exportações e contribuindo para o crescimento do PIB. Segundo dados do Ipea, o setor registrou um superávit de US$ 8,69 bilhões na balança comercial, sendo responsável por quase 80% do saldo positivo total do país. O valor das exportações foi de US$ 10,22 bilhões, um aumento de 16,4% em relação ao mesmo período de 2022.


Entre os produtos que se destacaram nas vendas externas estão o milho, a soja, o açúcar, o café, a celulose e as carnes bovina, suína e de frango. O milho foi o campeão de crescimento, com uma alta de 166,5% no valor e 125,9% na quantidade exportada em janeiro de 2023. A soja também teve um bom desempenho, impulsionada pela demanda internacional e pela recuperação das condições climáticas favoráveis à produção.

O PIB agropecuário teve um salto de 10,9% no primeiro trimestre de 2023 em relação ao quarto trimestre de 2022, segundo o Monitor do PIB da FGV. Esse resultado reflete a expectativa de uma safra recorde de grãos em 2023, que deve superar a marca de 300 milhões de toneladas, segundo a Conab. O agronegócio foi o único setor que apresentou crescimento expressivo no período, enquanto o PIB industrial caiu 0,6% e o PIB de serviços subiu 0,9%.


O agronegócio brasileiro mostra sua força e sua importância para a economia nacional, especialmente em um cenário de crise e incertezas provocado pela pandemia de covid-19. O setor deve continuar sendo um dos principais motores do desenvolvimento do país em 2023, gerando emprego, renda e divisas para o Brasil.

Da redação.


Postar um comentário

0 Comentários