No último dia 22 de
novembro, tive a honra de participar do lançamento do programa de
radiojornalismo ALERTA GERAL, produzido pelo jornalista Luís Carlos Júnior, que
está indo ao ar diariamente, a partir das 8 horas da manhãpelas ondas da Rádio
Cultura FM de Chapadinha, hoje sob a direção do Dr. Vagner Pessoa Júnior.
O formato do programa é
puramente informativo, como bem destacou o apresentador por ocasião da estreia,
um modelo de radiojornalismo que aborda temas de interesse geral, como
atualidades, Política, notícias policiais e informações de nível nacional.
Autoridades e personalidades dos mais variados segmentos, fizeram questão de
prestigiar o apresentador, mandado mensagens de felicitações e de sucesso ao
novo programa.
O Rádio, apesar de ser o
segundo meio de comunicação de massa mais antigo – o primeiro foi o Jornal
impresso – sempre terá o seu público fiel e jamais haverá alguma inovação
tecnológica que tome o seu espaço. No Brasil,oficialmente, a primeira
transmissão de Rádio aconteceu no dia 7 de setembro de 1922, por ocasião da
comemoração do centenário da Independência do Brasil, quando foi transmitido o
discurso do presidente Epitácio Pessoa.
A primeira emissora a ser
constituída no Brasil foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, criada no dia 20
de abril de 1923, quando o Rio ainda era a Capital da República. O objetivo em
fundar a emissora, era de ser um veículo de comunicação eminentemente
educativo, cultural e artístico. Foi a semente do rádio educativo e
possibilitou a difusão do conhecimento ao utilizar a mais alta tecnologia
existente na época – a radiodifusão –, meio de comunicação capaz de levar aos
confins do Brasil: notícias, informações, reflexões e entretenimento para a
população
Posteriormente, foram
fundadas outras emissoras, onde predominavam os debates científicos, mas também
havia espaço para os programas musicais e artísticos – como as radionovelas –
que marcaram época na dramaturgia brasileira. O Rádio descobriu vários
talentos, que posteriormente migraram para a TV, porém a TV, até aqui, nunca
conseguiu superar a audiência do Rádio. O ouvinte de Rádio é tão cativo, que
muitos vão aos estádios assistirem os jogos ao vivo, mas não dispensa o radinho
de pilha colado ao ouvido.
Uma pesquisa feita a partir
do IBOPE em 2013, apontou que durante a manhã o Rádio na Grande São Paulo tem o
dobro da audiência das emissoras de televisão. Durante o período, o Rádio tem
1,815 milhões de ouvintes por minuto, enquanto a Rede Globo, SBT, Rede Record
até a TV Canção Nova resulta em 886 mil telespectadorespor minuto.
Pelo visto, o Rádio será
eterno. Afinal, quem é rei nunca perderá a majestade. A fonte de informação
sobre a audiência do Rádio pode ser consultada no link https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/audiencias/de-manha-radio-tem-o-dobro-da-audiencia-da-tv-aberta-em-sp-3672.
(*) Hipólito Cruz é contabilista, bacharel em
Teologia, pedagogo, Geógrafo , pós-graduado em Metodologia do ensino de
História e Geografia.
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