Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget







Egito anuncia descoberta de túnel secreto na Grande Pirâmide de Gizê


Um grupo de arqueólogos anunciou a descoberta de um túnel secreto de nove metros sob uma das pirâmides de Gizé, no Egito. A descoberta foi feita através do projeto Scan Pyramids, que utiliza tecnologia moderna, como scanners térmicos e infravermelhos e técnicas de reconstrução 3D para sondar a estrutura interna da pirâmide. O túnel se localiza atrás da entrada principal da Pirâmide de Quéops, a maior da Necrópole de Gizé.

A função do túnel recém-descoberto não é totalmente conhecida, mas as autoridades acreditam que isso pode levar a novas descobertas sobre como a antiga maravilha foi construída. Os arqueólogos acreditam que o túnel provavelmente foi construído para redistribuir o peso da pirâmide de Quéops na região em torno de sua entrada principal. Outra hipótese é que talvez o corredor possa levar a outra câmara, mas ainda não existe comprovação disso.

O projeto Scan Pyramids atua desde 2015 para investigar com tecnologia não invasiva locais inacessíveis para um humano. As tecnologias incluem scanners térmicos e infravermelhos e endoscópios, além de simulações 3D, para analisar o interior das pirâmides. A equipe conseguiu encontrar o túnel recorrendo a técnicas não invasivas que detectaram um espaço vazio atrás da face norte da Grande Pirâmide, cerca de sete metros acima da entrada principal.

A descoberta do túnel foi anunciada pelo Ministro do Turismo do Egito no dia 2 de março de 2023. O arqueólogo egípcio Zahi Hawass declarou à imprensa que esta é "a maior descoberta do século".

O objetivo do túnel recém-descoberto não é totalmente claro. De acordo com Mostafa Waziri , chefe do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito , que falou em uma coletiva de imprensa em frente às pirâmides, a passagem pode ter sido usada para redistribuir o peso em toda a estrutura de 480 pés de altura. Zahi Hawass, arqueólogo de alto nível do Egito e ex-ministro de antiguidades, saudou o túnel como “a descoberta mais importante do século” em uma coletiva de imprensa realizada em 2 de março. Ele acrescentou que “existe uma grande possibilidade… de que o túnel esteja protegendo a verdadeira câmara mortuária do rei Khufu”.
A descoberta pode contribuir para o conhecimento sobre como a pirâmide foi construída e a que propósito servia. A Grande Pirâmide foi construída por volta de 2560 aC e contém túmulos e câmaras que já abrigaram os restos mortais dos primeiros faraós egípcios. A tecnologia moderna revelou vazios ocultos dentro das pirâmides. Em 2016 e 2017, pesquisadores conhecidos como ScanPyramids identificaram várias dessas cavidades dentro das pirâmides.

Da redação.

Postar um comentário

0 Comentários