Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget







ENTROU GRANDE, SAIU MAIOR AINDA

 

A decisão do deputado federal Josimar de Maranhãozinho em adiar o seu projeto de chegar ao governo do Maranhão foi um ato de extrema humildade, partindo de um líder de seu quilate, sendo também digno de nota o respeito que ele demonstrou aos seus liderados, ao permitir-lhes que os mesmos participassem da decisão de forma democrática, algo jamais visto na história da política maranhense, em que os líderes impõem o seu pensamento, sem se importar com o que pensam os seus liderados.

Mas quem pensa que Josimar se apequenou ao declinar da sua pré-candidatura e declarar o apoio ao senador Weverton Rocha, não consegue enxergar dois centímetros à frente do nariz. Como político tarimbado que é, o Moral da BR, sabe o que está fazendo. Hoje o PL maranhense, um dos partidos liderados por Josimar, consegue agregar 600 mil votos a qualquer candidato a governador, sendo que caberá ainda ao PL, a indicação do candidato a vice-governador, que naturalmente, será pessoa de confiança do deputado.

Partindo do princípio de que o senador Weverton venha a ser vitorioso na eleição vindoura, os aliados de Josimar serão agraciados com algumas secretarias e cargos de primeiro e segundo escalão no governo, e naturalmente, alguns desses nomes irão disputar as eleições municipais daqui a dois anos, e assim, Josimar aumentará ainda mais a base de prefeitos e vereadores que seguem a sua orientação.

Durante os quatro próximos anos, até a eleição seguinte, com o grupo fortalecido, os aliados massificarão o nome do deputado por todas as regiões do Estado, e assim torná-lo conhecido. Convém ressaltar que Josimar ainda é muito jovem, tem apenas 45 anos de idade, ou seja, somente daqui a 19 anos é que Josimar terá a idade que o governador Carlos Brandão tem hoje. Portanto, o projeto de se tornar governador pode ir sendo construído sem pressa.

Como bom estrategista, Josimar recuou agora, para poder avançar depois. Segundo Jonatas Persan, “Às vezes é preciso dar um passo atrás no caminho que você acha que é certo, para depois dar dois passos à frente no caminho que você tem certeza de que é o certo”.

E assim fez Josimar. Percebeu que o momento não é agora, como bom líder, tomou a decisão em conjunto com o seu grupo, e assim, saiu do processo maior do que entrou.

(*) Hipólito Cruz é pós-graduando em Ciência Política

Postar um comentário

0 Comentários